Casal Gay de Insensanto Coração tem final feliz, mas o que isso significa?

Publicado: 22/08/2011 por @peagapenalvez em gay
Tags:, , , , , ,

Por Peagá Peñalvez

Foto: Insensato Coração / Rede Globo

A novela Insensato Coração acabou nessa sexta-feira, mas não só o assassinato de Norma foi comentado, o casal gay da novela Eduardo [Rodrigo Andrade] e Hugo[Marcos Damigo] finalmente tiveram seu final feliz, com direito a união homoafetiva, festa e o pai Kleber [ex-homofóbico] participando da união. Você já parou para pensar em todo o significado disso???

Há muito tempo lutamos por direitos iguais e ter um casal gay interpretado de uma forma tão bacana, simples e sem esteriótipos é um avanço imenso, e não apenas isso a exploração do assunto homofobia, a prisão de Vinícius que matou o Gilvan é um avanço que nunca teria imaginado quando era mais novo.

Os gays da novela não era reles coadjuvantes, tinha núcleo próprio no quiosque gay de Sueli [Louise Cardoso], e seus personagens era tão densos que mostraram que não era apenas exploração da imagem gay, mas sim uma ajuda na luta contra o preconceito.

Um beijo gay não faz TANTA falta, até porque o tema foi tão discutido nos últimos tempos e a novela contribuiu com isso. Não gosto de novelas, tentei acompanhar essa por conta da discussão sobre gays. Claro, queria ver qual a imagem que estão passando de mim na TV.

De mim sim, porque a partir do momento que uma grande rede de televisão aborda tal temática, de uma maneira ou outra, estão nos retratando e sabemos o quanto as novelas mexem com o público em geral formando a opinião dos telespectadores.

Ainda precisamos EDUCAR a população para aceitar tamanho ato de carinho gay em seus lares, e nisso a novela Insensato Coração fez com maestria. Ponto para a Rede Globo.

Assista a cena da união estável entre Eduardo e Hugo AQUI.

comentários
  1. Rodrigo disse:

    Eu penso se algum dia estarei com alguém q até agora não apareceu.
    Não assisti a novela.
    Apesar da Globo continuar sendo problemática com os gays, eu imagino q tenha sido legal.
    É bom ver isso acontecer. As pessoas tem q ver isso, tem q saber q nós existimos e q não somos pessoas montadas para noite querendo só sexo. Muitos pensam assim né?

  2. Olá Rodrigo.
    Algum dia vc encontrará a pessoa certa para vc. Sei q parece cliche, mas acredito nisso de verdade.
    A Globo é uma super empresa de entretenimento, e conseguiu nessa novela falar sobre os gays sem ser hipócrita e sem esteriótiopos mto fortes, por isso gostei.
    Precisamos é dar um jeito de mudar essa imagem q a maioria das pessoas tem da homossexualidade.

    Beijos, e valeu por comentar;.

  3. Rodrigo disse:

    Oi.
    Sim, mas eu quero viver com alguém e não morrer com alguém.
    Hahaha para aparecer quando eu estiver velho e doente, q vida terei então hein. Ah não quero ficar doente, então só velho, isso não tem escapatória.
    Claro, minha vida não depende disso mas todo mundo quer uma companhia.

    Eu entrava aqui antes, eu lembro de vcs.

  4. Ah querido, e vc acha que não lembramos de vc?
    Inclusive, nós e a Ritinha estávamos preocupados com o seu sumiço repentino. Não recebeu o e-mail que te mandei perguntando como vc estava?

    Bem, fico feliz que esteja bem.

    Beijoooos

  5. Ritinha Lima disse:

    Rodrigooooo! É você mesmo? O “nosso Darth Vader?

    Bem-vindo!

    Olha!

  6. Ritinha Lima disse:

    Sobre o casal da novela. A roupa do Hugo e Eduardo um horror…
    A Malu Fonte publicou neste domingo no jornal A Tarde, o seguinte texto, vou compartilhar com vocês;
    “No entanto, parece que os compradores de sabão fizeram saber à Globo que de jeito nenhum queriam ver essa ‘pouca vergonha’, e os autores principais da novela, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, foram convidados pela direção de emissora a pisar no freio do chamego entre os meninos sarados do quiosque da trama.”

    Em minha opinião foi bom o final do casal, pois deixa claro aos telespectadores que, embora eles não queiram entender que não há nada demais com os casais gays, pois isso ficou muito claro na fala do Kebler, deixaram a homofobia de lado para fazer justiça no caso do menino espancado e morto pelos pit-boys.
    Para ser bem sincera não me preocupo com as novelas e sim com a realidade na qual nos deparamos, pois as TVs são submissas aos patrocinadores, bem diferente das desculpas dadas quando dizem que o público é quem manda isso não é verdade, pois o publico em geral é formado pela massa pobre e semi-analfabeta desse grandioso País. Esse mesmo expectador queria ver a Norma e o Léo juntos. O telespectador não tem o mesmo rigor moral que afirmam os publicitários de emissora. Não quero dizer que ao aceitar o casal, o beijo gay seja imoral ou que se o publico aceitasse seriam eles imorais. Só como parâmetro comparativo.
    Veja outro trecho do comentário da Malu.
    “O que surpreende e espanta, no entanto, é que, o mesmo telespectador que, em tese, teria mandado avisar à Globo que boicotaria se visse na tela dois homens se beijando apaixonadamente, parece ter enviado um pedido para ver gays brutalmente assassinados, em cenas que parecem ter emocionados a audiência dos entabuados, a ponto de elevar o ibope.Lição: o brasileiro médio acha violento demais ver um beijo masculino na TV, mas acha emocionante ver um garoto apanhando até morrer de bando de pit-boys. Foi ou não Foi assim, Gilberto Braga?” Malu Fontes, Jornalista,doutora em comunicação e cultura e professora da Facom-Ufba.mfontes@grupoatarde.com.br

    Minha diva dos comentários.

  7. hjoseph disse:

    Achei incrivel e adorei,;;; e fiquei fissurado nesse advogado gay(Edson Fieschi), achei ele um gato,do jeito q eu gosto,ele me dá muito tesão

  8. HUAUhuahauahuahuahuahuahuahuahuahuhauahuahuahua
    HJoseph DANADJEEEENHO.

    Ok, tb achei ele bonito.

  9. Rodrigo disse:

    Oi e me desculpe.
    Esse e-mail é aleatório. Nem sei se alguém usa, apenas escrevi.
    E meu nome tb não é Rodrigo.
    Desculpa.
    E eu vi q todos ainda participam do blog.
    Bj e abraço.

  10. Pois é querido, ficamos preocupados com seu sumiço, mas ficamos felizes que esteja bem.
    Sim, continuamos com o blog e sentimos sua falta, tanto que mandei o e-mail.

    Dona Ritinha vai te puxar a orelha, pode esperar.

  11. Rodrigo disse:

    Eu me afastei de tudo relacionado e vejo q tenho q continuar assim.
    Só tive perda.
    E não, não estou culpando o fator ser gay e sim eu mesmo. Só agi errado.
    Errado no sentido emocional, por favor não pensem q eu sai por aí aprontando mil e umas hehehe
    Mas acho q posso aparecer de vez em quando.
    Bj a todos.

  12. Ritinha Lima disse:

    Poxa! Eu tinha quase 100% de certeza que você estava curtindo o maior love!!
    A dificuldade em propor ajuda foi como localizar você?
    Pê mandou um e-mail e nada, se você procurar post anteriores vai ver que sempre deixava um recadinho para você.
    Agora que voltou, se quiser ajudar ou alguém para desabfar estamos aqui. Se quiser meu e-mail é só pedir ao Pê,

    Beijinhos Rodrigo.

O que achou desse texto?