Opção Sexual ou Orientação Sexual?

Publicado: 25/10/2012 por @peagapenalvez em Sexualidade
Tags:, , , , , , ,

Opção Sexual ou Orientação Sexual?

Muita gente me faz essa pergunta: Opção Sexual ou Orientação Sexual? Antes de responder, acho que seria interessante explicar cada uma delas e só depois dizer o que ~eu~ acho mais correto.

Opção Sexual
Parto pelo princípio que a homossexualidade não é escolha, portanto não existe opção em ser gay. Digo isso porque é assim que me sinto. Sei que sou gay desde muito pequeno, já sabia que meninas não me atraiam de jeito nenhum e que olhava para homens e meninos com outros olhos.
Apesar de nossa estimada presidente, em um dos seus discursos usar essa expressão, acho um certa afronta pensar que uma pessoa escolheria sentir atração por pessoas do mesmo sexo. Sabemos o quanto existe de preconceito no mundo e quem em sã consciência faria tal escolha?

Orientação Sexual
Apesar de ser o mais comum e usado em qualquer texto que leio por aí, ainda não acho que seja essa a definição da homossexualidade. Parece que somos orientados por alguém para nos tornar gays, mas como disse anteriormente, acredito que nascemos gays. Está em nossa formação, desde a barriga de nossas queridas mamães.
A ciência ainda não chegou a conclusão alguma quanto a isso, mas talvez daqui uns anos e mais pesquisas possamos saber os motivos de nascermos gays.

Mas Peagá, então como devo falar se nem opção sexual nem orientação sexual é o certo? Simples querido, Sexualidade!

Sexualidade
De acordo com o Infopedia, sexualidade é o conjunto das características morfológicas, fisiológicas e psicológicas relacionadas com o sexo. Um conjunto de fenômenos relativos ao instinto sexual.
Todo e qualquer pessoa possui sexualidade, que nada mais é do que ~uma~ característica de todo indivíduo. Se todos nós temos nossas sexualidades, porque dizer opção sexual ou orientação sexual se apenas com a palavra sexualidade você pode falar sobre isso? Se quiser ser mais direto pode usar homossexualidade, heterossexualidade, bissexualidade e por aí vai.

Costumo dizer que ninguém é igual a ninguém e por isso existe na Terra aproximadamente 7 bilhões de sexualidades diferentes, mas como nosso cérebro nunca comportaria essa variedade imensa nos subdividimos nas ‘categorias’ existentes, mas se você for pensar realmente ninguém é igual a ninguém, mesmo que essas diferenças sejam mínimas.

Podemos definir essas diferenças baseados nos gostos peculiares de cada um. Pense nos tipos de coisas que gosta na cama, todas elas. Será que um dia você já conheceu que goste exatamente das mesmas coisas que você? Tem tesão nos mesmos lugares, os mesmos fetiches, gostos, etc, etc, etc? Dentro disso ainda podemos dizer que gostar deste ou daquele estilo de homem/mulher também é uma das características de nossa sexualidade.

Simples e não agride ninguém!

comentários
  1. Vários autores defendem a ideia de orientação sexual. Meu artigo da pós-graduação, inclusive, foi sobre isso São três as orientações do desejo sexual: hetero, homo e bi.

  2. Muito bacana o texto. Como a mim o termo “orientação” detinha como significado “direção geral do pensamento” eu não via o uso como “sendo orientado por alguém”. Foi bom expandir a visão. Quando vc falou em “7 bilhões de sexualidades diferentes”, lembrei-me de um vídeo muito bacana do @Pirulla25 que esclarece bem, biologicamente, como isso acontece. Segue link: http://goo.gl/EwRjR
    Abraços, até…

O que achou desse texto?

