Importância do sono para quem pratica musculação

Há quem pense que só puxar ferro faça parte da hipertrofia, mas esquecem da alimentação saudável e da importância do sono para quem pratica musculação. Se você passa o dia bocejando ou cansado demais porque passou a noite em claro, tá na hora de rever seus conceitos.

O sono contribui e muito para a reparação muscular e tem relação direta para o crescimento muscular, portanto dormir pouco, muito ou mal atrapalha no ganho de massa magra, desejo de boa parcela da população masculina que sonha com um corpo sarado.

O tempo de sono varia muito de pessoa para pessoa, mas pesquisas mostram que entre 7 e 8 horas diárias, mas há pessoas que se sentem bem com apenas 5, e por esse aspecto é importante entender o seu relógio biológico para manter o corpo em forma. Para quem pratica atividade física é bom um tempinho a mais de sono para repor as energias adicionais gastas na academia. Agito em excesso atrapalha, mas nem queremos que você vire um eremita em prol do corpo perfeito, né?

Dormir demais também é prejudicial para quem malha, sabe porque? Enquanto dormimos, queimamos energia [menos, mas queimamos] e como ficamos sem comer por período maior que o normal, o corpo começa a consumir nossas reservas. Não pense que é a gordura que é queimado porque são os músculos que são consumidos, e o nome disso é catabolismo.

Importância do sono para quem pratica musculação

Tirar um cochilo durante o dia é uma saída ótima para quem tem um déficit de sono, mas sabemos que é quase impossível com a vida agitada do dia a dia, mas se você tem um intervalo bacana entre uma atividade e outra, é uma ideia a se levar em consideração. E não adianta compensar o sono perdido no fim de semana, porque sono não se compensa. Importante mesmo é regular o sono durante a semana.

Para quem não sabe, é durante o sono que muitos dos hormônios ligados ao anabolismo são liberados, os principais são: testosterona, hormônio do crescimento [mais conhecido como GH] e cortisol, por isso é tão importante uma noite de sono saudável. Sem falar que quando dormimos pouco nosso nível de estresse sobe vertiginosamente e nos tornamos mais irritados  e produzimos menos.

Mas Peagá, eu tento dormir bem, mas nunca consigo. Como posso melhor minhas noites de sono?

– Evite comidas pesadas perto da hora de dormir, bem como cafè, chás que contenham cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas que nos deixam mais ligadões.
– Mantenha o ambiente calmo na hora de deitar, por isso nada de televisão ligada, computador e músicas altas. Geralmente coloco alguma música de relaxamento para me desligar um pouco. Indico Enya, Celtic Woman, Sounds of Nature e outras nesses estilos.
– Desligue-se dos problemas do dia a dia. As vezes é difícil? É, mas é necessário!
– Estabeleça o hábito de dormir cedo. Programe seu dia para em determinada hora desligar a TV, o computador e se jogar na cama.
– Um bom colchão, roupa de cama confortável e um ambiente fresco ajudam. Se você acorda sempre com dores no corpo, principalmente costas e pescoço há algo de errado com seu colchão ou travesseiro.

Com essas dicas [e boa vontade] qualquer um pode ter uma noite de sono com qualidade e um corpo sarado.

O que achou desse texto?