Transfobia

Publicado: 30/07/2012 por @BechaMa em TRANSformando
Tags:, , , , , ,

Semana passada comecei a coluna TRANSformando. Tivemos uma breve introdução do conteúdo que será discutido aqui. A minha intenção é aproximar, ao máximo, “nosso mundo” do “mundo trans”. Afinal, o mundo é um só, nós que é que nos separamos.

A segregação e o preconceito não são uniformes para e com a comunidade LGBTT, mas diferentes para cada letrinha. Sem contar o preconceito entre os LGBTT. Dentro desses “preconceitos específicos” existe a Transfobia, que segundo a Wikipédia “refere-se à discriminação contra as pessoas transexuais, travestis e transgêneros”.

Acredito que a transfobia seja o “novo grande preconceito”. Apesar do grande problema que ainda é a homofobia, a situação é menos pior. Da mesma forma que racismo ainda existe, mas a homofobia ainda é mais problemática, a transfobia é um problema maior que a homofobia.

Como divulgado pelo DQOGG, saiu o primeiro estudo a respeito do perfil das vítimas de homofobia no Brasil. Não há menção a transfobia, transexuais, travestis. São todos encaixados no binarismo de gênero, Homem e Mulher. O binarismo, que é problema para homens e mulheres gays, é um dos, senão O, grande obstáculo para os trans. São pessoas, que por natureza, desafiam as concepções criadas de masculino e feminino. Seus corpos são os dois ao mesmo tempo, eles transitam na multiplicidade e na diversidade que é o ser humano.

É a necessidade de “um ou outro”, e não a transexualidade, que gera a confusão. E a identidade de gênero não está, necessariamente, atrelada a sexualidade dessas pessoas. Uma mulher trans, assim como um homem trans e uma travesti, podem gostar de homens, mulheres, trans, de qualquer uma das letras da sigla ou de todas as letras da sigla. Mas a sexualidade fica pra uma discussão mais a frente, com um texto só pra ela.

A transfobia chega ao absurdo de deixar várias pessoas sem opção de emprego, em situações de constrangimento por apenas mostrar a identidade, serem chamados pelo nome de registro e não o nome social e a lista continua. Mas, na minha opinião, o pior de tudo é a transfobia por parte dos LGB’s. Pessoas que lutam por seus direitos, são agredidas pelo mesmo motivo, não respeitam a própria diversidade. Se queremos igualdade, que ela comece entre nós.

Todo e qualquer assunto dessa coluna pode, e será, tratado em vários textos. Essa é apenas a ponta do iceberg, um pedacinho do que é a transfobia. Talvez o suficiente pra te fazer pensar mais a respeito antes de entrarmos em maiores detalhes.

comentários
  1. […] desde que sejam iguais às nossas. Perceber, assumir e mudar isso é fundamental para acabar com a transfobia, assim como a […]

  2. […] falamos da Transfobia e começamos a discutir o chamado, e inexistente, exagero. Hoje o foco é grande preconceito […]

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s