Líder LGBT é condenado por “propaganda homossexual” na Rússia

Publicado: 29/05/2012 por Leandro Lan em Política
Tags:, , , , , , , , ,

(Foto: Getty Images)

Nikolai Alexev, líder da Associação Gay Rússia, foi condenado no começo deste mês por “propaganda homossexual” num tribunal de São Petersburgo. Inclusive, ele foi o primeiro a ser condenado por uma lei nova que pune autores de atos públicos em favor da homossexualidade ou da pedofilia.

Alexev foi detido em abril por ter se manifestado, em frente a Casa da Cultura, contra a lei homofóbica que foi implantada em março em sua cidade, agitando junto de outros manifestantes cartazes com dizeres como “os homossexuais também nasceram na Terra. Não podemos mentir para as crianças”.

Como punição ele deverá pagar 5.000 rublos (cerca de R$ 308,50). Sobre o fato, Alexev afirmou: “É absurdo passar por isso no século XXI em São Petersburgo, mas estou feliz que tenha ocorrido”. E completou. “”Isso mostra o absurdo dessa lei”. Além do presidente da associação gay, a tal lei é considerada homofóbica  e ultrajante por associar a homossexualidade à pedofilia, e é tida, pelos defensores da liberdade, como um meio de repressão contra as minorias sexuais.

Nikolai Alexev se disse feliz por ter sido condenado, porque, agora, pretende recorrer junto a Corte Constitucional Russa e a Corte Européia dos Direitos Humanos, contra essa lei que pune manifestações públicas em favor da homossexualidade.

Pois é, não é mole ser gay na Rússia. Vale lembrar que a homossexualidade foi considerada crime por lá até 1.993 e era doença mental até 1.999. Fora que todas as tentativas de organizar o Dia do Orgulho Gay têm sido proibidas e dispersadas pela polícia desde 2.006.

))) O Peagá já postou sobre um caso revoltante que aconteceu em São Petersburgo na luta pelos direitos gays: Relembre.

comentários
  1. […] do país tentará a todo custo recorrer da decisão no Tribunal de Direitos Humanos em Estrasburgo. Nikolái Alexéyev, ativista e principal líder LGBT do país já foi preso por ‘propaganda homossexual‘, […]

O que achou desse texto?