Truvada, a primeira pílula preventiva contra AIDS

Publicado: 14/05/2012 por @peagapenalvez em Go Health
Tags:, , , , , , , ,

Truvada, a primeira pílula preventiva contra AIDS

O FDA, agência que regula os alimentos e medicamentos norte-americanos, aprovou a utilização da pílula Truvada, a primeira pílula preventiva contra AIDS onde estudos comprovam a eficária do medicamento em pessoas saudáveis.

O medicamento está disponível desde 2004 para o tratamento de soropositivos que, juntamente com outras drogas antirretrovirais, ajudam a diminuir a proliferação do vírus no organismo, o medicamento agora será usado para prevenir o contágio pelo HIV, inclusive para pessoas que namoram soropositivos, evitando assim possíveis riscos de contágio pelo vírus.

Diversos estudos mostraram que a droga aumentou a capacidade do organismo em prevenir que homens gays, que infelizmente ainda adotam comportamentos de risco durante o sexo, se contaminem. A droga é cara, cerca de 14 mil dólares por ano, e ainda tem alguns efeitos colaterais, como: diarreia, tontura, náusea e vômito e em casos mais sérios houve  intoxicação do fígado, problemas nos rins e enfraquecimento dos ossos. Alguns críticos afirmam que testes clínicos não comprovam sua eficácia no mundo real.

O pior de todos os riscos não são os efeitos colaterais, mas sim o contágio pelo vírus por pessoas que se julguem 100% protegidas pelo uso do medicamento. Não é porque há uma nova droga que ajuda na prevenção que o uso da camisinha deve ser deixado de lado. O HIV é um vírus que se adapta rapidamente a medicamentos e pode se tornar resistente a Truvada.

Por isso queridos leitores, mesmo que descubram a cura da Aids, é imprescindível o uso de camisinha em TODAS as relações sexuais, até porque previne não apenas o HIV, mas todas as outras doenças sexualmente transmissíveis.

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s