#Cinemão: Shame | Por Jader Plano B |

Publicado: 04/05/2012 por @peagapenalvez em Cinemão
Tags:, , , , ,

Sexy, intenso, perturbador…
Assim eu definiria o filme “Shame“, de Steve McQueen. Estrelado por Michael Fassbender (perfeito no papel do viciado em sexo Brandon), o drama ainda conta com Carey Mulligan e James Badge Dale no elenco principal. “Shame”, como vocês devem saber, não é um filme gay mas aborda um tema super interessante para todos nós (sendo gays ou héteros), que é a vida sexual.

Logo na cena inicial do filme somos apresentados ao corpo nú do personagem principal, ele flerta com a câmera sem oferecer nenhuma proposta sexual. Assim Michael Fassbender, já nos primeiros 5 minutos de filme, nos mostra seu corpo e, sob as lentes de Steve McQueen, consegue apresentar o psicológico de seu personagem sem dizer nenhuma palavra.

Shame conta a história de Brandon (personagem de Michael Fassbender), ele é um cara bem sucedido que mora sozinho em Nova York. Seus problemas de relacionamento que são desenvolvidos no decorrer do filme, aparentemente, são resolvidos durante a prática do sexo, tendo em vista que é um amante incontrolável. Contudo, sua rotina de viciado em sexo acaba sendo profundamente abalada quando sua irmã Sissy (uma Carey Mulligan perfeita) aparece de surpresa e pretende morar com ele.

Apesar de ter gostado muito de “Shame”, eu não entendi como Steve McQueen desenvolve a história, parece que a todo tempo o personagem de Michael Fassbender está sendo julgado pela câmera do diretor, primeiro por sua postura sexual (ele adora sexo sem nenhum envolvimento, com prostitutas, flertar no metrô…) e depois por sua relação de “amor e ódio” com sua irmã. É perturbadora a forma como são apresentados os problemas de Brandon e o que mais me incomodou no roteiro foi a não solução desses problemas. Ele é um viciado em sexo que é apaixonado por sua irmã. Esses dois problemas, que possivelmente vieram de sua infância, não são solucionados, são simplesmente apresentados ao espectador para que ele também julge o personagem.

Algumas das cenas de sexo me lembraram muito do personagem Patrick Bateman (Christian Bale em Psicopata Americano), pois fica claro que Brandon tem problemas sérios e que a pratica do sexo ameniza sua dor. Enquanto o psicopata de Bale se divertia e sanava sua loucura com assassinatos e sexo, podemos ver o personagem de Fassbender tentando resolver seus problemas de relacionamento se relacionando com o máximo possível de mulheres… e homens. Em uma cena (que eu sei que vocês irão gostar) ele entra em uma “balada” gay e aproveita.

As cenas finais de “Shame” são perturbadoras, por que o personagem está completamente no fundo do poço e ainda continua a viver em sua farsa. É estranho seu comportamento e completamente aceitável, isso que o torna mais estranho.

A verdade é que eu não sei se gostei de “Shame”, mas indico. Vejam e me digam o que acharam do filme.

comentários
  1. Daaanni Glamourosa disse:

    Sinceramente eu AMEI essa matéria, sua análise sobre o filme foi ÓTIMA.
    Parabéns! E claroo vou assistir o filme e depois dou meu comentário.

  2. Caio disse:

    Não, de forma alguma que gostei da cena em que o personagem de Fassbender entra na boate gay. O que o diretor mostra nessa cena já é o fundo do poço para ele. O problema dele é tão grande que ele vai até o limite de anular sua orientação sexual para se “satisfazer”. Sem contar a maneira que o ambiente é retratado e a fotografia utilizada.

  3. Concordo com você, Caio.
    Mas sugeri que gostariam por que é uma cena sexy, como você deve ter percebido, eu não gostei de como Steve McQueen desenvolveu a história, da forma como ele desenvolve o problema do personagem o julgando o tempo todo e essa cena é mais uma delas, mas não deixa de ser uma cena sexy.

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s