Moda x Sustentabilidade

Publicado: 26/04/2012 por felipegazz em Go Fashion
Tags:, , , , ,

Meninos, como estão vocês?

Hoje estou aqui pra tratar de um assunto bem bacana e muito “in” nos últimos tempos. Vocês sabem ou pelo menos já ouviram falar em sustentabilidade? Não? Tudo bem, aqui a gente explica tudo!

 A sustentabilidade nada mais é um termo utilizado para definir as atividades para suprir as necessidades atuais da humanidade, sem agredir o futuro das próximas gerações. É um termo bastante ligado ao desenvolvimento econômico, respeitando o a preservação do meio ambiente e a utilização dos recursos naturais de forma inteligente . 

E aí vocês, lindinhos que lêem o nosso blog, devem estar se perguntando: E o que eu tenho haver com isso? Oras, vocês tem tudo com isso! Vocês são os consumidores, informados e descolados que fazem parte do futuro do nosso planeta e as ações devem ser arranjadas , antes de mais nada, nas cabeças de cada um de nós. 

A sustentabilidade não é um assunto que deve atingir apenas as grandes empresas ou o governo. Nós somos os responsáveis pelo meio em que vivemos e, se cada um fizer a sua parte de forma íntegra e bacana, vai ajudar muita gente.

Bom, até aqui tá tudo muito bonito, mas e aí? O que a moda tem a ver com isso? O termo sustentabilidade infelizmente é visto como algo “da moda” e para acabar com essa associação descabida, muitas marcas se engajaram em projetos bem legais para ajudar as gerações futuras e, é claro, ter um bom perfil no mercado em que atuam. Afinal, quem vai querer comprar roupas de marcas que não estão nem aí para o futuro do planeta e apenas o explora de forma descontrolada?

Pensando desta maneira, atualmente são desenvolvidas muitas pesquisas no setor têxtil para a criação de matérias primas “eco-friendly” ou seja, matérias primas que não agridem a natureza. Como resultado disso temos o bio-algodão ou algodão orgânico que é produzido sem o uso de pesticidas e com água reciclada, a fibra de bambu e até mesmo a garrafa PET hoje pode virar roupa se misturada á outras fibras têxteis.  

A Osklen, por exemplo, foi uma das primeiras marcas a ter uma grande preocupação com o meio ambiente colocando nas passarelas da edição de 2008 do São Paulo Fashion Week (SPFW 2008) peças sustentáveis elaboradas com material orgânico.

 Além da Osklen estar engajada, temos empresas como a Greendene que ao fabricar a sandália Ipanema reverteu parte do dinheiro arrecadado com as vendas á revitalização do parque Garota de Ipanema que fica no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro. Uma ação de preservação e conservação. A Timberland também encabeçou a causa e utiliza hoje na sua linha de camisteas o algodão orgânico e também a garrafa PET para os forros dos seus calçados.

A lista de marcas engajadas na causa é longa pessoal! O assunto é sério e essas empresas por fazerem parte de uma cadeia de consumo grande estão bem empenhadas em cumprir bem o seu papel e manter uma imagem íntegra perante o consumidor.

A fim de dar vazão ás ideias ecólogicas dos estilistas, vários lugares no mundo inteiro estão sendo cedidos como celeiro para a prática das idéias sustentáveis. Um grande exemplo disso é o FIT (Fashion Institute of Technology) em Nova Iorque que fez uma exposição bem bacana apenas com peças sustentáveis. Quer ver como tem coisa boa? Confira aqui.

O assunto daria texto para vários posts meninos, mas eu sugiro um desafio á vocês: Que tal pesquisarem sobre moda e sustentabilidade e nos mandarem os resustados do que encontraram? Vamos ver se, assim como eu, vocês também se interessam pelo tema e podemos assim trocar muitas idéias a respeito?

Lembrem-se que para um futuro legal, as nossas ações hoje devem ser positivas.

Conto com vocês! Preservem, respeitem, fiquem lindos e #GoFashion 

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s