Organizações se manifestam contra ensino religioso obrigatório nas escolas do país

Publicado: 20/03/2012 por Leandro Lan em gay
Tags:, ,

Organizações educacionais e, também, algumas ligadas a direitos humanos, querem que o ensino religioso nas escolas públicas do país seja restringido. E, para tanto, entraram formalmente na discussão do Supremo Tribunal Federal, que analisa a constitucionalidade de artigo do acordo entre o Brasil e Igreja Católica, de 2010.

Tudo para  proibir as políticas do Rio de Janeiro e, principalmente, a do governo de São Paulo, que prevê que o ensino religioso do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental seja dado junto com os outros conteúdos da grade.

De acordo com as entidades, os Estados infringem a Constituição. Em São Paulo, um dos princípios feridos é o de que o ensino religioso deve ser optativo. Se acontecer como no acordo firmado entre Igreja e Governo, o conteúdo será espalhado e o aluno não terá a opção de não assisti-lo.

A Santa Sé defende que o ensino religioso deve se restringir a exposição de práticas e da história das religiões, mas para as cinco entidades que se puseram contra o acordo, a restrição precisa ser mais ampla, vetando, por exemplo, as aulas em conjunto com as demais matérias.

Ainda não há previsão para o debate jurídico, mas espero que aconteça logo e que seja desfeito esse acordo absurdo entre a Igreja Católica e o Governo brasileiro! Cada um tem o direito de acreditar na religião que quiser, na que melhor lhe fizer. Obrigar crianças e adolescentes a assistirem aulas de catolicismo é DESRESPEITO.

Assinar acordo para implantar educação contra homofobia nas escolas, nada, né?

 

 

O que achou desse texto?