Homofobia no Chile

Publicado: 08/03/2012 por Leandro Lan em Direitos, gay
Tags:, , , , ,

))) Você deve ter ouvido falar sobre um crime homofóbico que ocorreu no Chile, neste último final de semana: Daniel Zamudio, de 24 anos, foi encontrado sábado, em Santiago, desacordado após ser atacado por um grupo de neonazistas. A vítima  foi colocada em coma induzido para se recuperar. Os médicos afirmam que ele não corre risco de morte.

Os agressores ainda não foram identificados pela polícia. O Movilh (Movimento de Integração e Liberação Homossexual), afirmou que os agressores de Zamudio cortaram parte de sua orelha e o marcaram com uma suástica no abdômen, como se não bastasse, queimaram partes de seu corpo com cigarros acesos.

Daniel em coma por conta da ignorância e ódio alheio. (Fonte: Getty Images)


Imagima a agonia da mãe de Zamudio! Ela contou a um jornal que o filho havia saído para trabalhar na sexta-feira e que só soube de seu paradeiro no sábado, quando ele foi encontrado pela polícia. E mais, a mãe dele afirmou que o rapaz já havia sofrido ameaças de grupos neonazistas em uma balada em Santiago.

O caso foi tão chocante que diversas organizações no chilenas demonstraram apoio ao rapaz atacado e até o meu marido, Ricky Martin, tuitou repudiando o ataque: “Não ao ódio, não à discriminação. Espero que se faça justiça JÁ. Muita luz para Daniel e toda a família.”

Pois é, rola homofobia lá no Chile. Santiago é tipo a São Paulo de lá, cidade grande! E mesmo assim, quando estive por lá notei que existe um medo no meio LGBT que é maior do que aqui. Fui numa balada gay com um amigo de lá e ele ficava tenso na rua! Por mais que aqui tenham rolado as histórias de lampadadas na Paulista, ainda estamos bem em comparação com o que sofrem os gays chilenos.

Por falar nisso, de acordo com o balanço anual do Movilh, foram registradas 186 denúncias e casos de discriminação contra gays ano passado no Chile, 48 mais que em 2010. Esses casos incluem o assassinato de 3 pessoas, 13 agressões físicas ou verbais e 5casos de abuso policial.

#MundoCão

comentários
  1. @gi_cogu disse:

    Lamentável..
    Acho que é o único comentário cabível.

    Até que ponto chega a ignorância do ser humano.. =/

  2. Realmente é lamentável!!!
    O ponto onde chega??? O de quase tirar uma vida!!!

  3. Papai disse:

    Nem sei o que comentar, tamanha escrotidão de um grupo de pessoas pra fazer isso com outra.

  4. Papai, a coisa é feia qdo falamos em homofobia.
    Ainda há pessoas que pensam que ser gay é opção, que escolhemos seguir nesse caminho ao invés de perceber que nascemos gays. Essa é a nossa natureza, assim como é a sua natureza ser hetero.
    É FODA.

    [Obrigado pelo comentário, SEU LINDO.]

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s