O Twitter e a censura em países homofóbicos

Publicado: 01/02/2012 por Leandro Lan em Política, Sexualidade
Tags:, , , , , ,

Por Leandro Lan:

)))))))

Pois é, gente! Diz que o  Twitter anunciou, no último final de semana, que “a introdução da nova política de censura é específica de cada país, e deverá respeitar os diferentes pontos de vista de cada nação sobre os limites da liberdade expressão”.

Com isso, esta mídia social pode se transformar numa ferramenta de censura. O que é preocupante para os usuários que vivem em países que não aceitam a homossexualidade, entre outras coisas.

Com esta nova política do Twitter, em locais onde os internautas costumavam postar denúncias de atentados contra gays, por exemplo, se solicitado pelo governo, todos os usuários que postarem mensagens com palavras como “homossexual”, “gay” e “agressão” poderão ter seus tweets substituídos por “Esse tweet do @nome de usuário foi bloqueado em: (país). Saiba mais”. 

(Imagem: Getty Images)

Fiquei revoltado com isso, mas depois lí que o Twitter escreveu em seu blog que a nova ferramenta será positiva para os usuários: “Até agora, a única atitude que poderíamos tomar era remover o tweet e torná-lo inacessível mundialmente. A partir de hoje, damos a nós mesmos a capacidade de bloquear o conteúdo em um determinado país, mantendo-o disponível no resto do mundo. Estamos criando uma maneira de comunicar de forma transparente aos usuários quando e porque o conteúdo foi bloqueado”.

Ou seja, conseguiremos ver o que acontece de ruim contra os gays em certos países, e quem sabe, poderemos nos unir para fazer pressão por melhoras.

Se você acha que as mídias sociais são uma grande besteira, repense. Já ouvi falar de muita gente que pediu socorro em situações extremas via Twitter, por exemplo, e foi salva.  

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s