A Psicologia das Cores

Publicado: 25/01/2012 por felipegazz em Go Fashion
Tags:, , , , ,

Não, definitivamente esse não é mais um post sobre color blocking (Para quem não sabe, color blocking é uma tendência que mistura cores vibrantes e contrastantes em um só look) pois muitos blogs já falaram disso e o assunto tá meio batindo. Tão batido que garanto que muitos de vocês já até sabiam a definição e eu nem precisava ter colocado, não é?

Vamos tratar hoje de algo que vai mais além: A PSICOLOGIA DAS CORES! Mas o que seria isso? Primeiro, pra você entender o que o que isso quer dizer precisamos de uns conceitos bem básicos sobre cores:

Existem 3 grupos grandes de cores: As primárias, que são consideradas as cores puras. As Secundárias que são resultantes das misturas de duas cores primárias e as terciárias que nada mais são do que a mistura de uma cor primária com uma ou mais cores secundárias. Todas essas cores, por sua vez, são divididas em outros três grandes grupos entre si: As Cores Quentes (predominância de tons vermelho, amarelo e laranja), Cores Frias (predominam o azul, verde e roxo) e as Cores Neutras (servem como base para qualquer cor e predominam o preto, o branco, o bege, o marrom e o cinza). Vamos ver o esquema baixo pra ficar mais fácil?

Circulo cromático

E aí você para e me pergunta: Ok querido Gazz, mas o que tudo isso tem haver com psicologia? Bom, acho melhor explicar antes que vocês saiam por aí como arco-íris ambulantes. 

A cor desempenha um papel crítico e fundamental na nossa imagem, na maneira como as pessoas nos percebem. Além do aspecto psicológico, a cor também tem grande influência estética no que vestimos. Posso dizer que a cor é o elemento de maior impacto visual em um look e uma escolha errada da cor pode imapctar negativamente na sua imagem. Conhecendo a psicologia das cores, podemos então definir o que as próprias pessoas dizem sobre si mesma através da roupa que estão usando. Legal né? 

Então vamos para um guia básico para você entender o que cada uma das cores quer dizer sobre os indíviduos que as usam.

Foto: Fashion Bubbles

Branco: Transmite frescor e confiabilidade. Pode se usada com a intenção de se mostrar receptivo á novas idéias. Cuidado com essa cor, porque quem usa tudo branco pode transmitir a imagem de um faz nada pois pode sujar uma roupa branquinha…

Preto: Sofisticação e Elegância. Deve ser usada para passar uma imagem de autoridade e poder. Também devemos ter cuidado com o preto pois ela pode passar a imagem de isolamento e pesada.

Vermelho: Uma cor que chama a atenção! Trasmite uma idéia de movimento, ação, energia e inovação. Pode-se usar quando estiver se sentindo sem energia. JAMAIS USE VERMELHO PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, combinado?

Verde: Passa uma imagem de pessoa sincera, harmônica e compreensiva. O verde está associado á dinheiro e prestígio.

Azul: Inspira confiança e transmite a imagem de alguém leal, tranquilo e cuidadoso.

Amarelo: Sugestão de alegria, extroversão e comunicação. Deve ser usada em pequenas quantidades pois também é uma cor que pode ser irritante para quem a olha. Os tons pastéis de amarelo estão associados á medo.

Marrom: Transmite caráter, autoridade e profissionalismo. É a cor da estabilidade.

Cinza: Refinamento e sofisticação. Assim como o marrom, transmite caráter, autoridade e profissionalismo.

Creme e Caramelo: Deve ser usada quando se quer passar uma imagem de credibilidade e acessibilidade.

Vinho: Idéia de refinamento, maturidade e elegância. É uma cor muito formal.

Magenta: Sensualidade, docilidade e afetuosidade

Azul Marinho: É a cor chave do mundo dos negócios. Transmite idéia de credibilidade, confiabilidade, profissionalismo e inteligência.

Rosa, Salmão ou Pêssego: Solidariedade, simples assim.

Pink: Rosas mais fortes passam a imagem de uma pessoa com muita energia, porém o Rosa Chiclete transmite imaturidade.

Laranja: Idéia de alguém prático, motivado e sociável. O seu uso deve ser ponderado.

Bem meninos, eu ainda acho que a minha cor in natura bronze pecado pode provocar mais sensualidade que o magenta, mas… sou suspeito para falar…

Espero que tenham gostado do post dessa semana. Só não vale sairem por aí se achando Teletubies ou o Restart, ok?

Fiquem lindos e #GoFashion

comentários
  1. ‘Bronze Pecado’ EU RI.
    Também sou bronzeado naturalmente.
    Viva a pele morena \o/

  2. pra mim esse foi o melhor #gofasion ate hj, o mais util pra mim

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s