Dica de Filme: Milk – A Voz da Igualdade

Publicado: 13/01/2012 por @peagapenalvez em Cinemão
Tags:, , , , , , ,

Por Jader Plano B

Gus Van Sant é um gênio, digo isso não somente por “Gênio Indomável”, um dos melhores filmes em minha opinião, mas pelo conjunto de sua obra. Seus filmes são memoráveis, incluindo Inquietos, sua última produção. Mas não estou aqui para falar do diretor e sim de um de seus maiores filmes, o delicado “Milk – A Voz da Igualdade”, indicado em 8 categorias no Oscar 2009.

O filme é baseado na história de Harvey Milk, que, em menos de oito anos, passa de uma pessoa normal à um ativista político, lutando a favor dos direitos homossexuais. Engana-se quem pensa que o filme conta a história de um político, pois o roteirista Dustin Lance Black e Gus Van Sant, conseguiram extrair neste filme, o homem por trás dos discursos políticos, mostrando seus medos, seus dramas e sua audácia.

A história de “Milk – A Voz da Igualdade” começa nos anos 70, quando o nova-iorquino Harvey Milk decide mudar de vida e morar com seu namorado. Ele, interpretado brilhantemente por Sean Penn, abre uma loja e, após sofrer preconceitos, decide buscar direitos iguais e oportunidades para todos, sendo homossexuais ou não. Além de contar com seu namorado Scott (interpretado por James Franco), Harvey Milk consegue apoio de amigos e entra numa batalha política.

Harvey sofre derrotas e mais derrotas, até que – após alguns anos – consegue ser eleito para o quadro de Supervisor da cidade de San Francisco, isso em 1977. Neste momento ele entra para história como o primeiro gay assumido a alcançar um cargo público de importância nos EUA.

Se você conhece um pouco da história de Harvey Milk saberá qual será o desfecho do filme, mas mesmo assim não darei spoilers.

Não sei se estou em um momento que muitas histórias me emocionam, mas a sensibilidade de Milk e a atuação de Sean Penn no papel principal renderam várias lágrimas enquanto eu assistia ao filme. Lamento reconhecer que eu não havia assistido ainda, mas a história veio em um bom momento. Em um mundo, ou melhor, em uma nação cheia de bolsonaros e malafaias quem sabe precisaríamos de um Harvey Milk.

O filme é estrelado por Sean Penn (como Harvey Milk), que ganhou o Oscar de Melhor Ator em 2009, e ao seu lado estão os atores Emile Hirsch como Cleve Jones, Josh Brolin interpretando brilhantemente Dan White, Diego Luna como o estranho Jack Lira, James Franco – lindo – emprestando seu talendo para Scott Smith, Alison Pill vivendo Anne Kronenberg e Victor Garber como o Prefeito George Moscone.

As cenas finais de “Milk – A Voz da Igualdade” me fizeram ter certeza que não assistir ao filme nos cinemas foi uma bela decisão, são cenas tão perfeitas que eu não tenho dúvidas – e nem vergonha em dizer – que sairia chorando muito.

Sem esperança a vida não é digna de viver“, Harvey Milk

Acesse o blog do Jader Plano B

comentários
  1. James meu marido arrasando como sempre!!!

  2. Flávia Eloá disse:

    filme maravilhoso ❤

  3. […] conhecem a história de Harvey Milk, um ativista gay norte americano? Há até um filme sobre ele, mas se você ainda não assistiu, […]

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s