Bissexuais sofrem preconceito de gays e héteros

Publicado: 20/09/2011 por Leandro Lan em sexo, Sexualidade
Tags:, , , ,

Por Leandro Madness

)))))))))))))

Pois é. Não sabia disso: segundo pesquisa Datafolha, existem 5 milhões de bissexuais no país, o que resulta em 3% da população brasileira.

E muitos deles dizem que sofrem preconceito do resto da população, tanto dos heterossexuais quanto dos homossexuais. (Jogo duro!).

Depois de ler matéria da Folha de São Paulo sobre o assunto, parei pra pensar e percebi que, pra mim, a bissexualidade era realmente um “estado passageiro”, uma condição de quem, um dia, assumirá sua homossexualidade.

Às vezes o preconceito contra os bis pode ser insegurança, porque afinal, a concorrência, no caso de um relacionamento sério com um bi, é duplicada. (Foto: Blog Direitos Fundamentais LGBT)

Por isso foi esclarecedor ler depoimentos como o de Maraiza Adami, 23, bissexual, que reclamou: “Os héteros acham que ser bi é transitório ou promíscuo. Já os gays, principalmente dentro do movimento LGBT, acham quase uma agressão você ficar com alguém do sexo oposto.”. (Levante a mão, bem alto, quem nunca se ofendeu por que um paquera ou ficante declarou que beija mulheres porque gosta e que é bi).

Para Ilana Falci, 21 anos, de Belo Horizonte, “O bi não é uma pessoa em dúvida. Não precisa decidir se gosta mais de homens ou de mulheres.”, diz ela. Para lutar pela causa, Ilana criou o projeto “Sou Visível”. É possível encontrar mais informação sobre ele no site “bisides.com”, criado por outra bissexual para tentar diminuir a “bifobia”. (Eu espiei e achei bem digno).

Ainda sobre a matéria da Folha, vale incluir aqui a declaração de Maria Helena Vilela, educadora sexual e diretora do instituto Kaplan, que faz estudos sobre sexualidade.

 Maria Helena diz que nem todo mundo é convicto da sua bissexualidade. E que não há nada de errado nisso. E mais, ela afirma que na adolescência é comum confundirmos admiração com tesão. O que leva os jovens a ter experiências com o mesmo sexo, com amigos, por exemplo. Mas isso não necessariamente os faz homo ou bissexuais, já que a identidade só é completamente estabelecida na fase adulta.

Então, leitores adolescentes, seus lindos! Não fiquem na angústia de saberem se são bi, homo, HTs, árvores ou postes de luz. Apenas sejam felizes, usem camisinha e, claro, quando num relacionamento sério, não enganem o parceiro ou parceira. Nada de trair ou omitir detalhes importantes sobre você. O fato de ser bi, gay, hétero, Bob Esponja ou Lula Molusco, não quer dizer que você seja infiel e menos digno de confiança.

comentários
  1. Ritinha Lima disse:

    Pois é minha gente! Do jeito que vai, logo teremos os seguintes dias de orgulhos:

    Têm gays que não gostam dos efeminados, então teremos o dia do Orgulho Efeminado.
    Os que não gostam dos enrustidos, então teremos o dia dos enrustidos.
    Gays que descriminam as Barbies de academias. Acho digno o dia do orgulho Barbie.
    Gays que não gostam das travestis, dia do orgulho trava.
    Gays que não gostam dos passivos! É meu tem isso, sabiam não? Dia do orgulho Passivo! Ah, acho muito digno nesse dia ninguém atuar.. Queria ver só, uma guerra de espada, e não seria no São João!
    Ainda tem as transgênicas, nem eu sei direito o quê são! Mas terá seu dia também, com a palavra Dona Ariadna.

    Agora falando sério, tudo agora virou motivo de ter um dia! Quero criar um também. O meu seria o dia do orgulho da família sensata, eu nem sei quem iria me acompanhar?

    Se for levar ao pé da letra temos é dia para protestar, estou acompanhado reclamações de ambos os lados, os heteros também estão em desconformidades, até tentaram criar o dia do orgulho hetero. Eles também são descriminados; se o cara não transar todos os dias e o amigo fica sabendo? Recebe o rótulo de bicha. Mulher que transa todos os dias; vagabunda! Se não transa frigida! Marido que não dar conta da mulher? Será corno com certeza! Mulher que não sensualiza no pagode; recalcada! Ah, que doida!

    Ah, meu amigo Bi, não quer ser discriminado? Não conte, simples assim. Agora se está pegando uma criatura meia boca, e passa à sua frente um homem lindo e bem equipado, disfarce e vá atrás, seja discreto. Agora está com aquele bofe, que só quer saber de gastar, não quer cozinhar, só come no japonês, usa roupas caras e na hora do vuco, vuco, não quer trocar com você? Pegue a gatinha pagodeira, vai sair mais barato, basta um shortinho e um lenço, lugar preferido dela, ensaio de qualquer grupo de pagode. Viu só você não será descriminado e ainda vai
    economizar. Bi é isso!

    Ah, vamos ao dia do orgulho doqueosgaysgostam.com! Acho muito digno ter orgulho do Peagá, Lê e o Max! Esse dia eu vou!!

  2. Rodrigo disse:

    A pessoa é bi até quando?
    Afinal se eu sou homem e tenho relacionamento com uma mulher, isso é ser hetero.
    E se eu tenho com um homem, isso é ser homo.
    Então não existe um relacionamento bissexual, a não ser q vc esteja com um homem e mulher ao mesmo tempo. E isso é ser promíscuo e depois eles falam q não querem ser chamados assim.
    As pessoas podem transar com os dois, mas tem preferência sim.
    Na juventude pode até ficar nesse troca-troca, mas se vc chegar a ter um relacionamento sério com um homem ou uma mulher, isso vai te definir como hetero ou homo.
    Ninguém fica bissexual para sempre.
    E como a maioria q diz ser bi é para esconder q gosta do mesmo sexo e aceita ficar com os dois.

    Então eu pergunto uma coisa, pq o gay enrustido q casa e tem filhos, não é chamado de bi então?
    Ele sempre vai ser o gay enrustido q engana a família. A sociedade não vê os bissexuais.

    E eu acredito tb q há muito transição por causa de ilusões e relacionamentos complicados.
    “Do tipo eu tentei com vários homens, agora tem uma menina q me dá atenção acho q vou ficar com ela.”

    Sinceramente, esse negócio de testar, experimentar não funciona. Fez uma vez, ok, por curiosidade. Agora, a pessoa vai falar q está experimentando como é transar com homem ou transar com mulher?

    Imagina um homem casado com mulher e diz q transou com homem por curiosidade e aí ele continua depois transando, ele vai dizer q está experimentando?
    Só idiota cai nessa conversa. Vai “experimentar” até quando?

    E outra como eu digo, bissexuais não são confiáveis pelo fato de ficarem com os dois, afinal, quando é CONVENIENTE ele fica com a mulher e depois fica com o homem.

    Vê se um bi fica assumindo relacionamento com o mesmo sexo. Acho bem difícil e nem lembro de ter visto.

  3. Leandro Madness disse:

    Ritinha e Rodrigo, seus lindos,

    Entendo que pra vcs ser Bi é ser safadão e esperto, mas não dá pra generalizar.Tem gente que usa isso como desculpa sim, e tem gente que realmente não vê diferença entre estar com um homem e com uma mulher, ao mesmo tempo ou em tempos separados. Tem gente que se apaixona pelo ser humano e vive momentos com ele/ela. Esses são os bissexuais. Que hoje podem casar com uma mulher, depois se divorciar. No futuro namorar com um homem e depois casar com outra mulher, e separar e casar com outro homem… Isso se achar que deve, se for preciso. Porque vai que nesse meio tempo o cara acha o amor da vida dele, não importa de qual sexo for e eles ficam juntos até a morte.
    Ser bissexual é uma definição sim. possibilita à pessoa se relacionar com quem quer que seja.
    Ser homo, nos restringe a sair com SOMENTE homens.
    Ser HT..com pessoas do sexo oposto.
    Simples assim.
    Bjuxxx
    L^^e!

  4. hjoseph disse:

    eu adoro todos….bi, gay, hétero, Bob Esponja ou Lula Molusco…tanto faz ,q to pegando…rsrsrs
    acho q não tem nada a ver ser bi,na verdade acho q é super legal…

  5. Jota disse:

    Posso pagar pela minha língua mais tarde (que seja… não tenho vergonha na cara lol), mas não namoraria um bi… tenho lá meus motivos, baseados em situações concretas que presenciei. É uma forma de preconceito, mas é algo do qual eu não consigo me livrar.

O que achou desse texto?

