Dica de Filme: Delicada Relação

Publicado: 26/08/2011 por Equipe DQOGG em Cinemão, gay
Tags:, , , , , , ,

Por Jader Plano B

Conversando com o Peagá, depois do convite para escrever sobre filmes com temática LGBT aqui, pensei em falar sobre Bubble, filme do diretor Eytan Fox, lançado em 2006. Mas cheguei a conclusão que não poderia falar sobre Bubble, antes de contar a história de Delicada Relação, produção que também conta com direção assinada por Fox e – também – é estrelado por Ohad Knoller (protagonista de Bubble).

O Motivo:
A maioria das tramas gays para o cinema são dramas com finais infelizes. Normalmente um deles morre, por causas normais, ou por atos homofóbicos e isso não é diferente no enredo de Delicada Relação. E por isso o primeiro filme de Eytan Fox será contado aqui antes de Bubble. Pois, na minha opinião, a história deste outro filme é diferente e bem mais madura.

O longa Delicada Relação narra uma história de amor que nasce dentro de uma base militar, que abriga homens e mulheres entre os soldados. Entre eles esta Yossi (interpretado por Ohad Knoller), o comandante do grupo, ele é um homem duro que mantém a todo custo sua postura rígida e a fama de mau. Do outro lado, temos Jagger (personagem de Yehuda Levi), que é o segundo na hierarquia do quartel e tem uma personalidade mais sensível. Apesar de encarar o trabalho com muita seriedade, os dois militares acabam vivendo uma história de amor.

Pela história podemos compara-lo ao ótimo O Segredo de Brokeback Mountain, pois nos dois filmes o palco é um ambiente dominado pelo universo masculino, mas a sensação de dejavu para neste ponto, pois as histórias são bem diferentes.

A trama de Delicada Relação é cheia de clichês e em determinado momento o roteiro soa de forma estranha, mas é um filme delicado, principalmente por que conseguiu – há quase 10 anos atrás – falar sobre um assunto que era totalmente ignorado pela indústria cinematográfica, e de uma forma simples, sem pender para o lado erótico do universo gay, ou sem tentar ser vulgar.

“Yossi & Jagger”, título original de Delicada Relação, é um filme para você assistir ao lado do namorado (não que não possa assisti-lo sozinho, mas não aconselho), pois você irá chorar no final.

Acesse o blog do Jader Plano B.

comentários
  1. Rodrigo disse:

    Terei q ver sozinho.
    Sem amigos e namorado p isso.

  2. Jadson disse:

    Eu gostei do filme, mas esperava algo mais clichê, apesar de tudo!! Chorei demais!! Preciso ver um romance, romance!!!!!!
    E Lê, adoro a forma que escreve: seus textos são leves e fluem perfeitamente na mente, além de serem divertidos em sua maioria.
    Abs.

  3. Olá Jadson;
    Obrigado por comentar.
    Aliás, esse post foi feito pelo Jader, novo colaborador de nosso blog, que falará sobre filmes com temática LGBT.

    BEIJOOOS

  4. Leandro Madness disse:

    Oi Jadson! Nem fui eu que escrevi esse post, mas obrigado pelo elogio.. rs

    Por falar nisso, seja bem vindo ao blog, Jader! o/

    Beijos!

  5. […] Na semana passada escrevi aqui no DQOGG sobre o filme Delicada Relação e citei que a maioria dos filmes sobre o tema são trágicos, por isso apresento para vocês uma deliciosa comédia gay, que foi lançada este ano nos cinemas. […]

O que achou desse texto?