Eu não tenho preconceito, MAS…

Publicado: 15/10/2012 por @BechaMa em TRANSformando
Tags:, , , , , , , , , , ,

Nina Arsenault by David Hawe

Quem nunca escutou essa frase quando alguém se referia a gays? É aquela triste tentativa de mascarar a homofobia. Mas quantos gays não dizem essa frase se referindo a Travestis e Transexuais?

Se a frase começa dessa forma, o preconceito vem logo depois do “mas”. Não há dúvida.

Já falamos da Transfobia e começamos a discutir o chamado, e inexistente, exagero. Hoje o foco é grande preconceito existente dentro da chamada “comunidade LGBTT”. Comunidade que é completamente dividida e segregada, cheia de gritos individualistas. Não adianta querer esconder os preconceitos que temos uns com os outros na tentativa de mostrar que respeitamos a diversidade, a única forma de fazer isso é respeitando. A não ser que alguém queira que o mundo esconda seus preconceitos e faça de conta que está tudo bem.

Muitos LGB tem preconceito com os TT, justo as pessoas que deveriam entender o que é sofrer preconceito, as pessoas que deveriam aceitar a diversidade, as pessoas que deveriam respeitar as diferenças, as pessoas que deveriam querer união e não segregação. É como já disse no texto Exagero(?), “Aceitamos as diferenças, desde que sejam iguais às nossas”. O preconceito existe entre gays, lésbicas e bissexuais, porque não existiria com travestis e transexuais? E dá pra perceber o quão triste e errado é isso? O quão contraditório? Queremos nossos direitos, mas discriminamos outras pessoas.

Uma das coisas que mais repeti, e mais repetirei, nessa coluna, é o quão natural, normal e digno é ser um transexual ou travesti. Por natureza é. Nós é que tentamos tirar isso deles. Travestilidade e transexualidade são identidades de gênero tão respeitáveis quanto homem, mulher, andróginos.

A transfobia por parte dos LGB não é um empecilhos apenas para os transexuais e travestis, mas para todos os LGBTT. O preconceito entre pessoas que buscam seus direitos só dificulta a conquista. Nos fazem acreditar que somos uma minoria e por isso nossa voz é fraca. Mas só somos minorias quando estamos separados, segregados. O único grupo que não é considerado minoria em nossa sociedade é o de homens brancos e heterossexuais, todas as outras pessoas são minorias.

Se você usa a frase “Não tenho preconceito, mas”, talvez seja hora de repensar. De nada adianta cobrar que respeitem a “sua minoria” e as outras que se explodam. É hora de perceber que você está apenas repassando o preconceito, jogando no colo da próxima vítima.

E pra finalizar vamos traduzir o “Não tenho preconceito, mas”?

Tradução: Não tenho preconceito, só que ao contrário.

comentários
  1. MARCOS disse:

    PURA REALIDADE NOS DEVERIAMOS NOS UNIR E NAO FICAMOS CRITICANDO UNS AOS OUTROS

  2. Caio disse:

    Desculpe-me se parecer ignorante no assunto ou se até mesmo se eu ofender alguém que esteja lendo, porém seu eu digo: “Não tenho preconceito, mas… não namoraria uma transexual ou uma travesti.” – Estaria eu sendo preconceituoso? Porque para mim isso se trata apenas de gosto, pois eu sou gay, é uma dúvida mesmo.

  3. Oi Caio;

    Não sentir atração por travestis ou transexuais não é preconceito, porque você não as discrimina por ser quem são, mas simplesmente não sente atração.
    Preconceito seria se você as julgasse como algo ruim por serem travestis ou transexuais.

    Ok?

  4. [...] Eu não tenho preconceito, mas… No Do que os gays gostam [...]

  5. Caio disse:

    Ok =)

O que achou desse texto?

