Tipo Físico Mesomorfo, Endomorfo ou Ectomorfo?

Cada um de nós somos diferentes geneticamente, e isso influi muito na forma como nossos corpos reagem à musculação. Cada tipo físico tem requer um tipo diferente de cuidados para alcançar os objetivos de forma mais rápida. Descubra se você é MesomorfoEndomorfo ou Ectomorfo.

MESOMORFO

Geneticamente falando são os mais bem dotados porque tem mais facilidade de ganho de massa. Geralmente são mais sarados, atléticos e simétricos e ganham massa com uma facilidade enorme e perdem gordura da mesma forma.

Dicas de treinamento – Mesomorfo:
- O melhor treino para o mesomorfo é durante o treino usar carga bem pesada e exercícios intensos. Super sets, Drop Sets, Séries Negativas e outros treinos avançados são muito úteis para os mesomorfos, mas lembre-se que é preciso  um intervalo entre os treinos para evitar overtraining.
- Treino cardiovascular entre 2 e 3 vezes por semana, com tempo de 20 a 30 minutos. Intensidade moderada a alta para perda de gordura. Cuidado para não exceder esse tipo de treino para não perder massa muscular magra, viu?

Dieta – Mesomorfo
- Procure ingerir proteína de alta qualidade durante o dia e uma quantidade moderada de carboidrato [com baixo índice glicêmico] e gorduras.

ENDOMORFO

Esse tipo físico é composto basicamente pelos gordinhas e obesos porque são pré-dispostos a acumularem gordura. São os que tem maiores dificuldades para chegar a um corpo definido através de exercícios e dietas, mas não é impossível! Uma qualidade desse tipo físico é a estrutura óssea larga e forte que é uma vantagem no esforço de ganhar massa muscular.

Dicas de Treinamento – Endomorfo
- O mais indicado são treinos para acelerar o metabolismo. Supersets, Treinos em Circuito e Séries Compostas são muito bons.
- Evite cargas muito pesadas, já que limitarão o número de repetições, por isso tente se focar entre 10 e 15 repetições por exercício.
- O tempo de descanso entre as séries é importante: evite descansos muito longos, assim você evita a diminuição dos batimentos cardíacos que devem se manter altos.
- Abuse dos treinos cardiovasculares que o ajudarão a eliminar gordura.

Dieta – Endomorfo
O ideal de qualquer pessoa é diminuir a fracionar a quantidade de comida durante o dia, ou seja, diminuir a quantidade de ingestão durante as refeições e comer a casa 2, 3 horas, que auxiliam no aumento do metabolismo do corpo ocasionando em maior gasto energético. Barras de cereal são ideias por sua praticidade e qualidade nutricional.
O uso de termogênicos também é indicado, além de chá verde durante o dia.

ECTOMORFO

Esse tipo físico é o que tem maior dificuldade em ganhar peso. Pernas e braços grandes, pouca porcentagem de gordura e poucos músculos. Falo por experiência própria: ‘É realmente complicado ganhar massa muscular’ com um metabolismo desse, mas não é impossível!‘.

Dicas de Treinamento – Ectormorfo
- A melhor forma de alcançar um corpo perfeito é com cargas muito pesadas durante os treinos, porque só assim para estimular seu corpo em ganhos musculares.
- Barras e halteres são os mais indicados já que permitem que se use toda a amplitude de movimentos e liberdade de exercícios.
- Descanse de 2 a 3 minutos para repor seus níveis de ATP [energia muscular] para ter forças para uma nova série de exercícios. Quando malhamos com essa intensidade é essencial que o organismo se recomponha.
- Não se preocupe tanto com exercícios cardiovasculares no começo, já que o metabolismo acelerado evita um pouco o ganho de gordura.

Dieta – Ectomorfo
Para quem é ectomorfo uma alimentação saudável corresponde a 75% do resultado para ganhar de massa magra. É necessário ingerir alimentos com alto valor nutricional e completo e o uso de multivitamínicos é uma mão na roda.
Suplementos alimentares são a chave para o ganho de massa: Whey Protein, Aminoácidos e hipercalóricos [desde que usados com moderação] ajudarão [e muito] a ter um corpo sarado.

Comentários
  1. thales disse:

    nessa classificação eu me ferrei pois sou ectomorfo (1.84 m por 65 kg) e tenho barriga !! tah, não é barriga de cerveja, mas é uma lombada visível se uso uma camisa mais justa. ou seja se eu focar na dieta, vou ficar ainda mais cheio e se eu ponderar aeróbicos vou ficar ainda mais magro !! socorro !!

  2. Não necessariamente Thales;

    Na realidade vc precisa malhar para adquirir massa magra no corpo, e malhar o abdomen é essencial também. Com uma boa alimentação e um bom treino de abdomen vc perde rapidinho.
    Vá a uma academia e converse com um professor, com certeza ele criará um treino perfeito pra vc.

    Beijos

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s