Sou gay e minha família é preconceituosa. O que faço?

Publicado: 21/09/2012 por @peagapenalvez em Pergunte ao DQOGG
Tags:, , , , , , , , , , ,

Oi, meu nome é Rayan, sou gay mas não sou assumido. Na minha família todos são preconceituosos, principalmente minha mãe. Como posso contar isso pra ela? O que eu faço?

Rayan, via e-mail

Olá Rayan,

Assumir para a família na maioria das vezes é complicado, nem todos estão preparados ou conhecem a homossexualidade e tem uma ideia errônea de como as coisas são na realidade, mas não se preocupe porque você é novo e tem tempo para prepará-los.

Sei que temos a necessidade de dividir essa parte de nossas vidas com nossos familiares. Quando não somos assumidos para eles parece que somos mentirosos, mas isso não significa que devemos sair do armário quando bem achamos, antes é preciso preparar a família para a ~notícia~ ainda mais quando se tem uma família preconceituosa, como você mesmo disse.

Outra coisa que devemos ter em mente é: O que farei se não respeitarem a minha sexualidade? Quais serão os problemas que enfrentarei? Sempre digo que antes de assumir é preciso se armar com garantias de continuar a ter uma vida plena e feliz caso a família seja problemática em assumir. Sou da opinião que antes de assumir precisamos ser independentes financeiramente, ou pelo menos, quase independentes caso tudo dê errado e a situação fique insustentável em casa.

Uma boa forma de prepará-los é conversando de vez em quando sobre homossexualidade de uma forma despreocupada e sem neuras. Sei lá, se estiver passando algo sobre gays na tv, comente algo sobre e veja qual a reação deles. Isso não é garantia mas é um termômetro de como eles veem a homossexualidade e assim você pode se preparar. Faço isso com seus pais, irmãos, irmãs, tios, tias, primos, primas, cachorro, papagaio… e descubra alguém em quem você possa contar.

Tudo é questão de preparar uma boa estratégia para mostrar que ter um filho gay não é um bicho de 7 cabeças e que ser gay não é desvio mental, espiritual ou de caráter… e outra, vai que eles te aceitam numa boa? Nunca se sabe!

Boa sorte e espero que tudo dê certo querido.

Comentários
  1. Alex disse:

    Sei bem como é, minha família também é bem preconceituosa, só quem sabe da ,minha sexualidade são duas amigas. Eu espero um dia poder contar pra eles, apesar de ter CERTEZA que meu pai vai me odiar (ele já me disse que JAMAIS aceitaria que um filho fosse gay), Estou procurando um emprego que dê pra me sustentar pra poder sair de casa e ser feliz.

  2. Douglas disse:

    Alex,
    Meu pai repetiu isso umas 913874834 aqui em casa. Por problemas na escola -q acabei tendo que me assumir. Entrou em negação, mas hoje em dia tá mais light, mesmo. Não deixa de ser homofóbico ao meu ver, mas não se mete – mesmo que eu perceba que meus pais acham que estou confuso (mas esperado isso, né. 16 anos = não sabe de nada, aparentemente)
    Nunca se sabe qual vai ser a reação quando se é dentro de casa. Mas pra que se preocupar? trate com naturalidade, fique com garotos como ficaria com garotas e, se chegar aos ouvidos deles, fale naturalmente. Não se preocupe em se rotular.

  3. Angre disse:

    No meu caso desde a minha infancia minha mãe sempre condenava os gays. Houve até uma situação em que ela virou pra mim e disse: “EU NÃO CRIEI MEU FILHO PRA SER VIADO”.
    Eu não contei, ela me perguntou, no começo eu neguei, mas ela disse que era melhor eu contar naquele momento do que depois. Enfim, contei quando ela descobriu que o cara era mais velho e tudo mais ela ficou muuuuito brava, mas muito brava mesmo.
    Mas com o tempo ela foi entendendo e eu fui explicando para ela que nem tudo era como ela imaginava e hoje em dia temos uma relação muito boa, muito boa mesmo, ainda melhor do que quando eu ainda não tinha me assumido.

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s