TRANSformando: O corpo do transexual

Publicado: 27/08/2012 por @BechaMa em TRANSformando
Tags:, , , , , , , , , ,

               Veja foto sem censura | +18

Uma pessoa transexual precisa fazer cirurgias para ser considerado transexual? A pessoa só é transexual depois dos processos de hormonização e cirúrgicos? Essas perguntas remetem ao que é ser transexual, que na verdade é uma pergunta tão sem resposta quanto “porque somos gays”. Mas de qualquer forma, para estas perguntas em específico, acredito que a resposta seja não.

Já escrevi aqui sobre a questão da identidade, a transexualidade é uma identidade e não o resultado de tratamentos médicos, e muito menos “curável” via tratamentos médicos. As cirurgias e os tratamentos hormonais são ferramentas para adequação do corpo a identidade. O transexual possui uma identidade oposta ao seu corpo, logo o mais natural é buscar uma forma de adequar o corpo a essa identidade. Mas não são necessárias todas as mudanças. Necessárias são apenas aquelas que o transexual julgar necessárias.

Existem hoje, graças às falhas das cirurgias, muitos transhomens que não possuem pênis. Alguns nem retiraram o seios ainda. Isso faz deles apenas projetos de transexuais? De forma alguma! Existem transmulheres, que por opção, mantem o pênis e não constroem uma neovagina. Isso as torna apenas meio transexuais? De forma alguma!

Já falamos da separação entre genitais e identidade aqui. É bom lembrar que não é o pênis que faz o homem, assim como não é a vagina que faz a mulher.

Existem diversas ferramentas para os transexuais, elas estão ali para que eles possam utilizadas da forma que o transexual achar melhor. Lembrando que são tratamento médicos. Hormônios e cirurgias não vem cara, cor, sexualidade e nem identidade, apresentam riscos para todos os seres humanos. Todos os tratamentos devem ser feitos com acompanhamento médico para evitar complicações. Achar o médico certo pode não ser fácil, mas é melhor do que sofrer efeitos inesperados.

Um gay não se torna gay apenas depois de sair do armário. Da mesma forma, um transexual não se torna transexual depois de processos médicos.

Semana que vem a Tia volta para falar das cirurgias, da hormonoterapia e do SUS.

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s