Homens só vão ao médico já com a doença avançada

Publicado: 16/07/2012 por @peagapenalvez em Go Health
Tags:, , , , , , , , , , ,

Um dos grandes males masculinos é o preconceito e a vergonha, e quando o assunto é a saúde do homem a coisa piora drasticamente. De acordo com o Centro de Referência da Saúde do Homem por mês, mais de 1,5 mil homens, ou 60% do total de pacientes, chegam ao hospital com quadros considerados avançados e que necessitam de intervenção cirúrgica para combatê-los.

Muitos desses pacientes que chegam no centro desconheciam seus quadro clínico e ignoravam os sintomas iniciais da doença, adiando a busca por ajuda especializada. Esse tipo de atitude só piora o problema, transformando um caso talvez simples e tratável em algo sério que apresenta riscos de vida para o paciente.

Quando o diagnóstico é feio precocemente permite tratamentos menos agressivos e com maiores chances de cura, ajudando e muito na recuperação do paciente, sem falar que os gastos são bem menores.

Vai que um médico LINDO te atende?

De acordo com o médico chefe do serviço de urologia do hospital, Joaquim Claro, os homens estão conscientes e procuram com mais frequência o médico da família para realizar os exames preventivos e o check-up anual, se compararmos com a realidade de alguns anos atrás. Entretanto, por questões exclusivamente culturais, há ainda os que só passam pelo consultório quando sentem fortes dores, dificuldades para urinar ou perda total da libido.

Infelizmente estes pacientes acreditam que o provedor da casa não pode ficar doente e nem deve sair da rotina de trabalho para visitar o especialista. É um grande equívoco, pois é na consulta de rotina que o médico detecta doenças comuns e que demoram a apresentar sintomas, como é o caso do aumento benigno da próstata, recorrente a partir dos 50 anos‘, ressalta o médico coordenador Cláudio Murta.

Cuidados básicos:

- Autoexame dos testículos deve ser mensal
Prática pode evitar o aparecimento de câncer de testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares.

- O exame  de toque passa a ser obrigatório após os 40 anos
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada [e o tratamento será menos invasivo] se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.

- Tabagismo é um grande vilão
A fumaça do cigarro contêm muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga.  Além disso, o cigarro ‘entope‘ os vasos sanguíneos e como consequência a circulação de sangue no pênis é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil.

- Prevenção ajuda a viver mais e melhor
Não deixe de usar camisinha
nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. Além disso, tenha um bom diálogo com seu parceiro. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal.

Cuidar da saúde é o mínimo que precisamos fazer, não é mesmo?

Comentários
  1. Ritinha Lima disse:

    E a pior, automedicação! Tem um remédio chamado ASTRO, um antibiótico. Usado para tudo, queda de cabelo, espinha, dores nas costas, pinto mole, pinto torto, fissuras e deus é quem sabe mais o quê?
    Quando falo em médico? É o mesmo que falar algo assustador!
    Coisa que me aborrece; O mais velho aconselhando os mais novos e persuadindo com suas experiências vividas em relação às doenças.

    Sei diagnosticar algumas delas, mas nunca digo ou indico remédios, sempre falo; vamos ao médico e peça exames. Tenho responsabilidade, mas tem lá aquele ‘amigo’ rodado, o garoto da farmácia, amiga balconista, alguém com receituário e um cretino com estoque de ASTRO em casa!

    Quando falo em saber diagnosticar algumas, é aquela batida febre do beijo. E outra eu acabo só acertando o diagnóstico por ser muito corriqueira também. Geralmente quando alguém reclama de alguma doença é por que não tem Automedicação que resolva, aí tem lá o risco de o pinto cair e túnel do céu virar o caminho do inferno!

    Cadê a responsabilidade com a saúde? Antes de me casar fiz todos os exames pré-núpcias, e lógico o noivo também. Agora um menino conhece o outro e no mesmo dia tem relações sexuais e sem camisinha, pois isso é fato comprovado por mim, não adianta querer enganar dizendo que usou a camisinha, pois é mentira. Como sei? Fato: dois dias depois estão lá doentes. E nada de médicos, pois vão ter que dizer que transou e não usou proteção.
    Meu conselho, usar camisinha sempre, ir ao médico sim e andar com exames em dias. Pois o preço de não usar proteção e se automedicar é; vírus e bactérias mais fortes, dificuldades de diagnósticos, faltar ao trabalho, ser o funcionário preferencial para demissão (vive doente!) e colocar em risco a sua saúde e dos outros. Como?

    “Não é só isso que pode ocorrer com o excesso de antibióticos. O seu uso exagerado também pode favorecer a resistência desses microrganismos a certos medicamentos, o que tornam essas bactérias super-resistentes, como a superbactéria KPC, que já preocupou muitos infectologistas no país pela incapacidade de contê-la. Por esse grande risco à saúde que é o uso indiscriminado dos antibióticos, a ANVISA decretou uma resolução que agora proíbe a venda desses antibióticos sem prescrição médica.” Por Jessica Moraes.

    Não espere o pinto ameaçar cair gente, se tem grana para ir na balada e comprar aquela roupa super chic, então vão ao médico. E depois todo lindo por fora e bagaceira por dentro,não pode!
    Beijinhos meu meninos do blog!

  2. Alexiel disse:

    E pra todos os passivos, visitar o proctologista é igual a mulher e ginecologista. Ta dando a baCUrinha? É bom passar… Por segurança do médico o meu é um senhor de 50 anos… não corre risco de eu me descontrola.kkkkkkk

  3. Isso msm.
    E depois dos 35/40 anos TODO o restante deve visitar tb.

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s