Do Que Os Queer (Otaku) Nerds Gostam #1

Publicado: 22/05/2012 por @TomásOliveira em Queer Nerd
Tags:, , , , ,

“Gato, você não é Wingardium Leviosa, mas me faz flutuar…”.

Ah vá… Jura?

Qual QN já não ouviu falar de Yaoi (é lido “iaôi”)?

Traços do yaoi

Já quem não é, provavelmente só ouviu se tem um amigo ou sobrinho chato e nerd além de viadinho que é fissurado em animes. Yaoi é um gênero encontrado em quadrinhos (mangá), desenho animado (anime), novelas e publicações de grupos independentes (dōjinshis) japoneses. O tema: as bee tudo. Mas pasmem (ou não), o público alvo não são os gayzinhos em processo de formação e sim o público feminino em geral. Lá na terrinha do Sol Nascente, as meninas chamam de “Boy’s Love” (ou BL) – fofo, não? Isso de “yaoi” somos só nós ocidentais que chamamos, e é considerado um termo da cultura Otaku (amantes de animes, mangás, Japão e blá). É um tema extenso e será dividido em algumas publicações.

Uke (o loiro) e Seme (o ruivo)

Em um Yaoi, os dois personagens apresentados são o Uke (NDA: O melhor sempre) e o Seme. Seme diz respeito ao ativo da relação e Uke, obviamente, ao passivo. Não necessariamente referindo-se ao ato sexual, mas ao comportamento, modo de falar, de se vestir, como age em relação ao outro, como foi desenhado, etc.

Geralmente, o seme é um homem forte e com inclinações protetoras. Seus traços são mais firmes e geralmente possui cabelo curto, olhos menores, o desenho do rosto mais bruto e se veste de forma “mais masculina”. O uke, quase sempre sensível, é normalmente baixinho, delicado, com olhos grandes, pouco experiente em relacionamentos e sexo.

E o Goku, Vegeta? Como é que fica?

Normalmente, o Uke demora séculos pra dar. É essa a história na maioria dos Yaois (e não estou criticando!): o seme vem, conquista o uke, o uke fica sem saber o que fazer, corre atrás do seme. Aí o seme se faz de difícil. Aí acontece alguma coisa com o uke, o seme cede. Mas aí mora o perigo: agora o seme quer comer o uke. Mas o uke se faz de díficíl e dependendo do tamanho do anime, só vai dar lá pro episódio 27. O que é coisa pra cacete.

Harry & Draco

Enquanto o Yaoi possui cenas de sexo explícito, há o Shōnen-ai, onde o romance é o foco e que não devem ser confundidos com os Dōjinshis, publicações onde personagem que originalmente não são gays, ganham novas personalidades, como por exemplo, Harry Potter tendo um romance com Draco Malfoy ou o Superman catando o Flash. Na próxima semana falamos sobre os principais Yaois. ;)

Até a próxima terça. And so… It is. :

 

Dica de música do TomTom (not gay, but very cool):


comentários
  1. Riik disse:

    *-* Eu amooo um Shōnen-ai, morro suspirando em animes assim, já assistiu o Sekai ichii Hatsukoi ? heheh foi o ultimo que eu assisti, acho que é um dos melhores =)

  2. @TomásOliveira disse:

    Ainda não Riik! Mas vou procurar.

    Esqueci de comentar que a matéria foi sugerida pelo leitor Zheos, em http://doqueosgaysgostam.wordpress.com/2012/04/17/de-quais-herois-os-queer-nerds-gostam/

    Espero que gostem!

  3. amo sekai ichii hatsukoi Riik, mas meu anime preferido é Ouran High School Host Club que não é exatamente yaoi, é mais pra shōnen-ai

  4. Alexiel disse:

    Se querem algo bem romantico assistam Junjo Romantica, sempre me faz acreditar no amor (momento otaku que assistiu sex and the city). O engrassado é que o universo otaku e qn são bem proximos. PS; Escrevendo o comentario do PS3

  5. […]  Já falei na semana passada sobre como são caracterizados os personagens, mas apesar desses estereótipos serem comuns, nem todos os trabalhos aderem a eles. Por exemplo, algumas dos trabalhos publicadas por Be X Boy mostra histórias com temas como um seme mais novo ou “reversíveis” (Reba – Inversão dos papéis). A “regra da altura”, regra na qual o personagem mais alto é o seme, é também quebrada algumas vezes. […]

  6. Dominique disse:

    acho que sou estranha pois apesar de ser mulher o que mais me atrai eh ver dois homens se comendo ..rs’..sou completamente viciada por yaoi !

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s