Câmara chilena aprova lei que pune discriminação por orientação sexual

Publicado: 06/04/2012 por Leandro Lan em Homofobia
Tags:, , , , ,

De acordo com a AFP, a Câmara dos Deputados do Chile aprovou, quarta-feira passada, a maioria dos artigos de uma lei que pune a discriminação por orientação sexual ou religiosa. O fato se deve a morte de Daniel Zamudio, que ficou em coma por três semanas, depois de ser surrado por um grupo de neonazistas.

(Imagem: Getty Images)

O texto aprovado especifica que “se entende por discriminação arbitrária toda distinção, exclusão ou restrição sem justificativa razoável efetuada por agentes do Estado ou particulares que cause privação, perturbação ou ameaça ao exercício legítimo dos direitos fundamentais”. E ainda cita que é proibida a discriminação por “motivos de raça ou etnia, nacionalidade, situação socioeconômica, idioma, ideologia ou orientação política, religião ou credo, participação em organizações gremiais, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, estado civil, idade, filiação, aparência pessoal e doença ou incapacidade”.

Você deve estar pensando: “Ai, que lindo! Pelo menos eles legalizaram uma lei contra a homofobia! (entre outras fobias)”. Mas os caras aprovaram essa lei somente para acalmar os ânimos do mundo que ficou chocado com o caso do Daniel. Será que vai adiantar alguma coisa?

Esperamos que sim. DALE CHILE! Agora é fazer valer o direito dos discriminados.

comentários
  1. Junior disse:

    É isso ae… é nescessária a morte de um para que algo que beneficia a todos seja aceito e concretizado. É uma pena saber que o Brasil segue a mesma linha de pensamento. Sem se tocar que o Daniel é apenas mais um de uma enorme lista que, vergonhosa e infelizmente, só aumenta. O negócio é fazer uma campanha, não para mostrar como é bom criminalizar a homofobia, e sim mostrar o que acontece enquanto a lei não é sancionada. E torcer para que essa campanha atinja fontes sociais a nível internacional, de forma a afetar o bolso dos politicos (olha a copa de 2014 ae minha gente, quer peso maior que esse???). Outro lado difícil de aceitar, caso a lei entre em vigor, é que, o númro de homofóbicos irá, com certeza, diminuir, porém o de criminosos irá no mínimo triplicar…
    É isso ae… trofeo de ouro para os chilenos (com atraso, porém merecedores) e trofeo joinha para os politicos brasileiros!

    Ao pessoal do DQOGG, esta é a primeira vez que posto um comentário, embora siga o blogue há alguns meses. Devo dizer… Trabalho magnífico este prestado por vocês… Parabéns mesmo!!!

  2. Leandro Lan disse:

    Oi Junior. tudo bem?
    Que bom que comentou.. e concordo com tudo o que disse! Triste que os políticos só tomem uma atitude quando uma tragédia acontece… Era algo que dava pra evitar..no caso do Daniel…se as leis já existissem e fossem rígidas, talvez os neonazistas pensariam duas vezes antes de atacar um homossexual….
    Enfim..continue nos lendo!
    Bjs

O que achou desse texto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s